Nesse final de ano, fizemos um balanço do que foi realizado entre os dias 06 de novembro até o dia de hoje e queremos dividir com vocês nossas vitórias e avanços.
Congresso da UPES
O 50º Congresso da UPES foi sem dúvida um congresso que ficará marcado na história pelo seu tamanho e pela quantidade de cidades participantes. Em dois dias de congresso movimentamos a cidade de Arapongas, fizemos debates, passeatas e construímos, junto com estudantes de mais de 40 cidades do estado, um projeto avançado de gestão para a entidade. Além disso elegemos Felipe Barreto, presidente da mesma.
Criação do Site Oficial
Nos primeiros dias de gestão o coletivo de comunicação da UPES, atualmente dirigido por Higor Juan Bernardino, lançou o site oficial da entidade (www.upespr.com.br) que hoje está entre os sites mais completos das entidades estaduais. Nele você pode conhecer toda a história da UPES, e ainda fazer parte da construção dela. Um site com um designer arrojado que consegue chamar a atenção tanto da juventude quanto das pessoas com mais idade.
Campanha contra Preconceitos
Junto com o lançamento do Site, a UPES também lançou campanha contra qualquer tipo de preconceito, seja ele social, racial, sexual ou de gênero. Essa campanha foi levada a todas as regiões do estado através das Uniões Municipais dos Estudantes Secundaristas. Mostrando assim, o interesse da entidade em formar estudantes com pensamento critico e sem preconceitos em todo o estado.
Campanha UPES dominando as Redes
Essa campanha mostrou-se um grande sucesso, nela todos os estudantes que já conheciam a UPES se juntaram ao coletivo de comunicação para, através da internet, apresentar a entidade a mais estudantes paranaenses. Em poucos dias já tínhamos o triplo de pessoas acompanhando a UPES em todas as redes sociais e opinando sobre as atividades que seriam realizadas.
Fundação da União Guaratubana dos Estudantes Secundaristas (UGES)
Em um congresso que envolveu, alunos, professores, diretores e a população da cidade de Guaratuba no litoral do Paraná, fundamos a entidade municipal que hoje é a única credenciada a UPES na região litorânea. Esse congresso contou com muitos participantes e desde então esses estudantes tem colaborado e levado a UPES a cada aluno do Litoral do Paraná.
Participação na Eleição de diretores
Não há dúvidas que temos hoje em um grande número de colégios, diretores que foram eleitos depois de conversas com os grêmios estudantis, grêmios esses que foram orientados pela UPES a cobrarem dos mesmos uma atuação que apóie e incentive os mesmos, e que façam uma gestão democrática nos próximos anos.
Reconstrução da ACES
No dia 29 de Novembro, estudantes de Cascavel junto a membros do DCE da Unioeste, refundaram a Associação Cascavelense dos Estudantes Secundaristas, essa que tem sua direção provisoriamente dirigida pela Estudante Gianni Broetto, e irá realizar novo congresso no mês de abril para colocar mais uma vez uma das entidades mais importantes do Paraná em um eixo direto de ligação com a UPES.
Congresso da UBES
Entre os dias 01 e 04 de Dezembro participamos do congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, que elegeu após grandes discussões e debates com estudantes dos 27 estados do Brasil, Manuela Braga presidente. Essa gestão que já começa com grandes lutas e com bandeiras de lutas ousadas para os próximos dois anos conta com a participação de grande parte das entidades estaduais do Brasil para ajuda-la a alcançar esses objetivos. Entre elas está a UPES.
Ocupa ALEP
No mês em que a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas mobilizaram-se no #OcupeBrasília em defesa de bandeiras nacionais do movimento estudantil como 10% do PIB para Educação, 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação e a Garantia da Meia Entrada, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, a União Paranaense dos Estudantes, a Central dos Trabalhadores do Brasil e diversas outras entidades do movimento social paranaense ocuparam a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), em prol da saúde pública do estado que pretende ser privatizada.
Ocupe Brasília
Estudantes paranaenses, junto a estudantes de todo Brasil e das entidades nacionais como a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a Associação Nacional dos Pós Graduandos, estiveram durante uma semana acampados no gramado da Esplanada dos Ministérios em Brasília na luta por importantes bandeiras de luta nacionais. Esses guerreiros paranaenses representaram não só a UPES mas também a UPE nessa grande Movimentação.
Conferência Nacional da Juventude
Representantes da UPES e da UPE estiveram presentes na II Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude. Conferencia essa que deliberou importantes diretrizes que sem dúvida irão colocar a Juventude Brasileira onde merece, sendo reconhecida e respeitada por todos.
Acampamento da UPES
Depois de ocuparmos a Assembléia Legislativa do Paraná os estudantes que não participaram do #OcupeBrasília e da II CNPPJ ficaram acampados na Sede da UPES que ainda enfrenta judicialmente a Incorporadora Menezes que tenta tirar dos estudantes paranaenses a sede que faz parte de nossas conquistas e de nossa história.
Essas foram as principais atividades da UPES nesses quase 2 meses de gestão desde 06 de Novembro. Acreditamos que muito foi feito, mas ainda há muito a se fazer e contamos com a participação de cada estudante do estado nessa luta. Desejamos a todos ótimas festas e um Feliz Ano Novo. Nossa equipe entra em férias e retorna no dia 15 de Janeiro de 2012.
Coletivo de Comunicação da UPES
Nenhum comentário:
Postar um comentário