domingo, 20 de novembro de 2011

Diretoria da UPES eleita a duas semanas funda sua primeira entidade municipal

Estudantes de Guaratuba junto à UPES reuniram-se neste sábado (19) para fundar a União Guaratubana dos Estudantes Secundaristas, primeira entidade municipal da gestão da Upes, que foi eleita a duas semanas e é presidida por Felipe Barreto. 


Guaratuba é uma cidade no litoral do estado com apenas 6 colégios, o diferencial dela é que esses seis colégios contam com muitos alunos que tem vontade de mudar a realidade da educação no Brasil, no Paraná e principalmente em Guaratuba, e também professores que os apoiam e incentivam nessa luta. O congresso aconteceu no Colégio Estadual Gratulino de Freitas, contou com participantes muito interessados e empolgados com a fundação da entidade. Estudantes que não queriam apenas eleger a diretoria da entidade, mas também queriam decidir de forma unificada quais seriam as diretrizes que a entidade iria seguir.

A abertura do congresso aconteceu por volta das 14 horas, e foramaram a mesa representantes da UPES, a vice-presidente do Grêmio do colégio Gratulino e os diretores de alguns colégios da cidade. Todos fizeram um ótimo discurso de abertura falando do crescimento e fortalecimento da rede do movimento estudantil, das melhorias na educação pública e da alegria que sentiam em poder estar enfim fundando a UGES. Posteriormente a mesa de abertura, os estudantes se dirigiram para os grupos de debate. O primeiro grupo pautou a história do movimento estudantil até os dias atuais, passando então para a apresentação de vídeos históricos e atuais. Já o segundo grupo construiu o projeto que a entidade deveria seguir, organizou as pautas e decidiu quais as bandeiras de luta seriam abordadas nesse ano de gestão.

Após o encerramento dos grupos de debate, a mesa, presidida por Felipe Barreto (presidente da UPES), leu a proposta de estatuto da entidade e a mesma foi aprovada por aclamação, logo após a aprovação, Felipe anunciou que estava aberta o período para inscrição de chapas. Apenas uma chapa foi inscrita, presidida por Maxynne Bressan estudante do terceiro ano do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Gratulino de Freitas. A chapa foi eleita por por unanimidade dos votos e ao final do congresso Maxynne assumiu o compromisso com os estudantes guaratubanos de zelar pela educação e pela entidade.

"Acredito que era isso que os estudantes de Guaratuba precisavam, incentivo, que veio da UPES e que agora vai ser passado da UGES aos alunos. Na gestão que vamos construir, tenho certeza que mudaremos muita coisa, espero representar bem os estudantes de Guaratuba. Sei das dificuldades e da responsabilidade que minha chapa assumiu e vamos fazer de tudo para que possamos crescer não só em Guaratuba, mas em todo o Brasil ". Pontuou a recém eleita presidenta da UGES Maxynne Bressan ao ser questionada sobre a fundação da entidade.

Coletivo de Comunicação UPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário