quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estudantes de Foz do Iguaçú marcam presença em audiência pública sobre transporte coletivo

Do Blog da UMEFI

Hoje nos manifestamos através deste espaço para expressar toda a nossa indignação com a situação precária na qual funciona o serviço de Transporte Publico em nossa cidade, na noite de ontem tivemos uma participação significativa e de muita qualidade por parte dos estudantes  de diversos colégios de Foz. E abraçamos juntamente com a Associação de Usuários de Transporte Coletivo a luta de levarmos os estudantes e a população para as ruas caso não haja melhorias de fato neste serviço que em sua maioria é utilizado por estudantes e trabalhadores, Acreditamos que somente com uma mobilização popular expressiva vamos atingir nossos objetivos que são: Passe-Livre Estudantil, Meio-Passe para o trabalhador, Valorização do Servidor do Transporte Coletivo, Qualidade e estrutura  no Terminal de Transporte Urbano e pontos de ônibus e também uma tarifa realmente justa que atenda a população.
 "Vereadores propõem abertura de comissão especial para analisar contrato, realizado no ano passado, com o Consórcio Sorriso.

A audiência pública para debater as alterações em processo no transporte coletivo da cidade, realizada ontem (05), foi palco de um dos encontros mais participativos da Câmara Municipal de Vereadores, com a expressiva participação dos estudantes. Proposta pelo vereador Nilton Bobato, a audiência que teve o intuito de analisar as alterações que estão sendo realizadas desde o início do ano no transporte coletivo, foi marcada pelo clima de revolta do público com o sistema de transporte ofertado em Foz do Iguaçu.
                           
A mesa composta por representantes estudantis, das empresas do transporte coletivo, do município e dos usuários, acompanhou a manifestação do público que  ocorreu logo após o engenheiro o engenheiro da Logitrans, Antônio Carlos Marchezetti,  apresentar os reajustes realizados no sistema de transporte coletivo e as próximas ações da empresa responsável (Logitrans) pelo projeto básico do novo modelo de transporte.

A apresentação realizada através de slides, informando o aumento no número da oferta de viagens na região norte e sul, a exemplo do Morumbi, cuja oferta de viagens aumentou para 1600 lugares, e demais informações foram contestadas pelo público. As 25 pessoas que utilizaram a palavra, a maioria, estudantes, relataram as condições do sistema. Para a estudante Maiara Oliveira, Presidente da Umefi (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Foz do Iguaçu), entidade que representa cerca de 35 mil estudantes, “o transporte coletivo é precário, possui má distribuição de itinerários, e representa um descaso com a população de Foz do Iguaçu”.
Os usuários também reclamaram da superlotação dos ônibus, redução das linhas e horários, tempo de espera, falta de linhas nos finais de semana, redução do tamanho dos ônibus, más condições da infraestrutura dos pontos de ônibus e do terminal de transporte coletivo e o desemprego de cerca de 40 cobradores após a realização do contrato com o Consórcio Sorriso, concessionária que gerencia o sistema de transporte coletivo.
A Associação dos usuários do transporte coletivo solicitou ao legislativo a criação de uma comissão específica para apurar o contrato realizado entre o município e o Consórcio Sorriso, firmado no ano passado. Além disso, informou que se caso necessário, irá desencadear um processo de ação popular para romper o contrato com a concessionária.
O Diretor Superintendente do Foztrans, Edson Stumpf, informou que já recebeu solicitação das empresas do transporte coletivo para aumento da tarifa da passagem. Segundo Stumpf, o aumento está previsto nos termos do contrato entre o município e o Consórcio Sorriso, que prevê reajuste anual da tarifa em função dos índices inflacionários.

Comissão
A audiência que teve mais de três horas de duração resultou na sugestão de abertura de uma comissão especial na Câmara para apurar o contrato realizado entre o município e o Consórcio Sorriso, que detém a concessão do sistema de transporte coletivo na cidade. O pedido de abertura da Comissão Especial vai ser realizado por meio de requerimento, e deve ser votado ainda neste mês. O contrato realizado no ano passado prevê o gerenciamento do transporte pelo Consórcio Sorriso por 10 anos, com prorrogação por mais 10 anos.

Mudanças
O Diretor Superintendente da Foztrans, Edson Stumpf, falou que as mudanças nos transporte coletivo serão gradativas e sempre sujeitas a alterações, uma vez que o transporte é dinâmico tendo em vista o crescimento da cidade. Das cinco etapas para implantação das mudanças, duas concluídas, com as readequações no sistema de transporte na região Norte e Sul e no bairro Morumbi, as próximas etapas incluem a Avenida Paraná, a Avenida das Cataratas e entorno, a região da AKLP e o bairro Três Lagoas.  De acordo com a Logitrans, o eixo norte aumentou para 21 o número de viagens, e o Sul, 19, resultando em 2, 8 mil lugares a mais para a locomoção dos usuários. No Morumbi, foram acrescidas 23 viagens diárias, com o aumento de 1,6 mil lugares."

Nenhum comentário:

Postar um comentário