Com muito entusiasmo estudantes do Estado todo vem em direção a Arapongas para a realização do 50º CONUPES- Congresso da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas e para a preparação para do 39º CONUBES- Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
O CONUPES e o CONUBES vão pautar as principais bandeiras dos estudantes brasileiros e paranaenses entre ela esta a discussão do PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, este programa vai realizar a ampliação da rede de Institutos Federais em 201 unidades por todo o Brasil, ampliação do investimento em infraestrutura e recursos pedagógicos, oferecerá mais de 434 mil vagas no ensino técnico a distância através do Brasil Profissionalizado e também a ampliação de alcance dos FIES-Fundo de Financiamento Estudantil, para estudantes do ensino médio e para empresas que desejem complementar a formação profissional de seus funcionários com os cursos oferecidos pelo Sistema S ou autorizados pelo MEC. Estudantes do ensino médio das redes estaduais terão acesso gratuito a complementação educacional com os cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos pela rede do Sistema S. O PRONATEC vem para dar resposta aos interesses nacionais de ter jovens profissionalizados e com acesso a uma boa educação.
Outra pauta estadual e nacional é a MEIA-ENTRADA, acreditamos que ser estudante vai além das horas que passamos dentro da escola, mas também em nossos momentos de lazer onde temos acesso a cultura ao esporte e a outros meios de lazer. Devido a uma MP (Medida Provisória 2208/2001) aprovada no Governo de 2001 do então Presidente Fernando Henrique Cardoso que descaracterizou totalmente o carácter de acesso a meia-entrada. Por isso defendemos a retirada desta MP para que a MEIA-ENTRADA possa valer de verdade com a apresentação da carteirinha da UBES-União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, sendo única válida em todo o território nacional para padronizar e evitar fraudes.
Lutamos pelos 10% do PIB para a Educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal.
Acreditamos que com um maior investimento em educação vamos transformar nosso país em uma potência que vise a melhor qualidade de vida para sua população. Queremos que o ensino público brasileiro proporcione oportunidades e qualidade para todos.
Escolas com uma infraestrutura de qualidade, bibliotecas, laboratórios e acesso as novas tecnologias. Três milhões de novas vagas no ensino técnico publico, professores valorizados com formação e melhores salários e reservas de vagas nas universidades publicas.
Com a recente aprovação do ESTATUTO DA JUVENTUDE temos muito que discutir as formas de como devem-se aplicar as PPJ´s e oque precisamos fazer para sua real aplicação.
Ainda temos que lutar por isso chamamos a todos a fazer parte desta construção junto com a UPES e a UBES para construirmos um Brasil e um Paraná do jeito que merecemos
Venha para a luta você também.
Vamo que vamooo rumo ao maior congresso da história...
ResponderExcluir